quinta-feira, 31 de julho de 2014

Pedras Parideiras!!!!

Olá!

Meninas, vim contar para vocês a minha experiência na Serra da Freita aonde se localiza as Pedras Parideiras, não leram errado não:-), é isso mesmo as pedras pari:-), pois é, não acreditam? Nem eu acreditava, mas a ciência explica esse fenómeno: Pedras Parideiras são um fenómeno geológico raro, um tipo de pedras que brotam de uma rocha-mãe, um bloco nodular de origem granítica com 1000 x 600 m, daí se chamarem Parideiras. Os nódulos de 1 a 12 cm de diâmetro com formas discóides e biconvexas são compostos pelos mesmos elementos mineralógica do granito, a camada externa é composta por biotite e a interna possui um núcleo de quartzo e feldspato potássico. Estes nódulos ao se desincrustarem dos núcleos da rocha-mãe por termoclastia/crioclastia deixam uma camada externa em baixo relevo nos núcleos da rocha-mãe e espalham-se à volta desta.
As Pedras Parideiras simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, esta tradição está ainda presente nas populações locais. Acredita-se que dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada aumenta a fertilidade.
As Pedras Parideiras estão situadas na Serra da Freita em Portugal e na Rússia, perto de S. Petersburgo.
São um fenómeno raro no Planeta Terra; este sendo o motivo para que se pede aos visitantes destes locais que não recolham pedras para uso pessoal.
A afirmação da existência de Pedras Parideiras noutras latitudes não é pacífica.








Meninas reparem nas pedras que tem uns buracos mais escuros, é dai que saem as pedras, que se dá origem ao nome pedras parideiras.



Voltando tem esse lago lindo!

Algumas imagens do caminho.





Meninas as pedras parideiras, localiza-se na Serra da Freita em Arouca distrito de Aveiro.

Espero que tenham gostado, o lugar é incrível, com vista belíssima vale muito á pena o passeio, comida típica portuguesa e um bolo de bolacha mais delicioso que já comi:-)!
Se quiserem e gostarem faço um post contando um pouquinho da gastronomia regional.

Tenham um lindo dia!
Bjinhos*.*

2 comentários:

  1. Nossa, que demais! Nunca na vida que eu ia imaginar que existem pedras parideiras! kkkk Que lugar maravilhoso! Ai Dani, desse jeito vc me mata de lombriga de voltar pra Portugal pra conhecer todos esses lugares lindos! Mas e o dindin, cadê????? hahahaha

    ResponderEliminar
  2. Nem eu:-)!
    Vem sim, ah na hora certinha o dim dim aparece;-)!
    Bjinhos*.*
    Obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar